sábado, 17 de janeiro de 2009

Momento trágico do futebol


Nao sou abertamente torcedora, mas fiquei muito chocada com a situaçao, a ponto de nem mesmo conseguir escrever a respeito dela...

tambem estou em fase de vestibular, e portanto, o post de agora foi escrito por alguem muito importante pra mim, que conseguiu expressar exatamente o que eu sentia, bem como grande parte dos torcedores do time.

E as glorias do post hoje vao para o kikinho!!!!


Momento trágico do futebol
Não importa se o leitor mora em Pelotas, torce para o Brasil ou se é a primeira vez que ouve falar no clube. É impossível não ter admiração pelo xavante, que atualmente disputa a série A do campeonato gaúcho e a série C do Brasileiro. Trata-se da maior torcida do interior do Estado. Não precisa ser pelotense e nem xavante para entender a motivação de milhares de pessoas que foram ao velório e ao sepultamento dos três mortos, dois jogadores (Cláudio Milar e Régis), e o preparador de goleiros Giovani Guimarães, que tinha a função de treinar os fundamentos de jogo de ninguém menos do que o Danrlei, maior vencedor de títulos da história do futebol do sul do país.
O acidente aconteceu no ponto em que a RST-471 encontra a BR-392, próximo a Canguçu (90km de Pelotas), quando o motorista se transformou em passageiro e o ônibus caiu em um penhasco de 30 a 40 metros. As causas do acidente ficam no ar, pois o disco do tacógrafo (equipamento que registra as velocidades atingidas pelo ônibus) foi retirado do ônibus e somente um trabalho da perícia poderá indicar se o ônibus estava em alta velocidade numa curva que deve ser feita a 40km/h ou se as causas do acidente foram outras.
No entanto, independente do que tenha causado essa tragédia, o Rio Grande do Sul está de luto. O futebol também. Cláudio Milar era um jogador que queria encerrar a carreira no centenário do clube. Atacante goleador e um dos raros exemplos de jogadores identificados com seu clube na atualidade.
O clube que já foi treinado por Luís Felipe Scolari, Celso Roth e Mano Menezes, hoje, devido à irreparável perda de três vidas, necessita de ajuda da Federação Gaúcha de Futebol para decidir seu futuro em relação ao vindouro campeonato gaúcho. Os grandes clubes de Porto Alegre parecem estar dispostos a emprestar jogadores para o Brasil poder competir e a FGF anunciou que existe a possibilidade do Brasil não jogar esse campeonato e ter sua vaga no Gauchão de 2010 assegurada.
Agora resta torcer, não só para que as coisas se sucedam da melhor maneira possível para o Xavante, mas também para que tragédias como essa não ocorram mais, nem com atletas e nem com outras pessoas.

Um comentário: